(NÃO) É SÓ UMA PALAVRA: A ESCOLHA DE NFT COMO PALAVRA DO ANO PELO DICIONÁRIO COLLINS

Autores

  • Silmara Dela Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ronaldo Adriano de Freitas IFF campos

Palavras-chave:

Discurso, dicionário, palavra do ano, NFT, mídia.

Resumo

O presente artigo analisa a escolha de NFT (token não fungível) como palavra do ano pelo dicionário Collins. Pela interlocução da Análise do Discurso com a História das ideias Linguísticas, estabelece relações entre a designação de uma palavra tecno-econômica como palavra do ano por um dicionário e a circulação midiática dessa designação, de modo a analisar como sua eleição se torna acontecimento jornalístico na mídia. Especificamente no caso da escolha de NFT, marca-se uma relação entre linguagem e tecnologia que não é sem efeitos na conjuntura sócio-histórica, demonstrando, assim, o modo pelo qual a produção de sentidos em/sobre um dicionário reflete/sustenta as relações de classe nessa formação social.

Biografia do Autor

Silmara Dela Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Associada da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e presidenta da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Possui graduação em Comunicação Social ? Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008). Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Linguagem, na UFF, com bolsa FAPERJ [Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio CAPES/FAPERJ] (2009-2010). É pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), líder do grupo de pesquisa MiDi - Mídia e(m) discurso (CNPq) e Jovem Cientista FAPERJ (2015/2017 e 2018/2022). Foi coordenadora do GT de Análise do Discurso da ANPOLL (biênio 2014/2016). Tem experiência como jornalista e docente nas áreas de Linguística e Comunicação Social, e os seus estudos têm como foco a análise dos discursos da/sobre a mídia.

Downloads

Publicado

27-03-2023

Como Citar

Dela Silva, S., & Freitas, R. A. de. (2023). (NÃO) É SÓ UMA PALAVRA: A ESCOLHA DE NFT COMO PALAVRA DO ANO PELO DICIONÁRIO COLLINS. Revista Interfaces, 13(03), 119–126. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7252

Edição

Seção

Artigos