RITO DA PALAVRA: OS SENTIDOS DOS GLOSSÁRIOS EM LIVRO DIDÁTICO

Autores

Resumo

O objetivo deste texto é compreender o ensino do léxico a partir dos glossários em livro didático (LD), tendo em vista o posicionamento do sujeito-autor e o modo como os sentidos construídos podem reverberar no sujeito-aluno. As discussões são arroladas a partir do pressuposto teórico-metodológico da Análise de Discurso francesa. O material escolhido para análise é o LD Português Linguagens, trabalhado no sexto ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do estado de Mato Grosso. Observou-se, durante os estudos, que os glossários do livro analisado ainda são trabalhados na perspectiva de análise textual, como retorno de um mesmo, e, em diversos momentos, os sentidos das palavras do glossário ficam reduzidos ao espaço em que se encontram e não proporcionam ao aluno condições de atravessarem as barreiras estruturais linguísticas para produzir sentidos através de seus gestos de interpretação.

Palavras-chave: Livro didático. Função-autor. Efeito-leitor. Glossário. Léxico.

Biografia do Autor

Flávio Benites, Universidade do Estado de Mato Grosso

Prof. no ensino de graduação e pós-graduação da Univerdade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Dr. em Linguística Aplicada pela UNICAMP.

Fábia Cristina Sales Neves

Professora na Educação
Básica – SEDUC – MT.

Downloads

Publicado

27-03-2023

Como Citar

Benites, F., & Sales Neves, F. C. (2023). RITO DA PALAVRA: OS SENTIDOS DOS GLOSSÁRIOS EM LIVRO DIDÁTICO. Revista Interfaces, 13(03), 189–204. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7246

Edição

Seção

Artigos