A ANCORAGEM REFERENCIAL DA PALAVRA VADIA: UM OLHAR PARA O MEMORÁVEL

Authors

Keywords:

Vadia, Semântica da Enunciação, Mulher, Sociedade.

Abstract

Em função de um movimento de (re)significação da palavra vadia, a partir da Marcha das Vadias, elegemos a nomeação vadia como objeto de estudo. Nosso aporte teórico são os pressupostos apresentados pela Semântica da Enunciação. Por manifestar significações distintas, a depender do espaço enunciativo no qual se manifesta, a palavra vadia é profícua para a percepção do conflito operando na língua. Assim, nosso objetivo é refletir sobre o domínio referencial que ancora a regularização do sentido dessa palavra. Para tanto, elaboramos o corpus da pesquisa, por meio de buscas em plataformas virtuais, em torno de enunciados de ampla circulação social. Como resultado de nossas discussões, compreendemos que os efeitos de sentidos de vadia se configuram para além daqueles dicionarizados e se ancoram, em grande medida, em referenciais que constituem a representação social da mulher.

Palavras-chave: Vadia. Semântica da Enunciação. Mulher. Sociedade.

Author Biographies

Luciani Dalmaschio, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ e coordenadora do Curso de Letras. É membro do grupo de pesquisa ENUNCIAR, da Universidade Federal de Minas Gerais e Vice-Coordenadora do GT Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Principais áreas de estudo: semântica, sintaxe, enunciação.

Leânia Magalhães Ursine, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei. Principais áreas de estudo: teorias da enunciação, análise do discurso e representação social.

 

Published

31-03-2023

How to Cite

Dalmaschio, L., & Ursine, L. M. (2023). A ANCORAGEM REFERENCIAL DA PALAVRA VADIA: UM OLHAR PARA O MEMORÁVEL. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 13(04), 91–110. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7218

Issue

Section

Artigos