A PALAVRA NO DICIONÁRIO FEMININO DA INFÂMIA: SENTIDOS DE ESTUPRO

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Verbete, Crime

Resumo

A palavra possui, na relação com o outro/Outro, a possibilidade de sentidos múltiplos e variados, quando ela textualiza, significa. Quando a palavra remete à condição da mulher, sentidos são retomados e ressignificados. Entre essas palavras, o termo estupro é uma regularidade constante. Assim, este estudo analisa o verbete estupro do Dicionário feminino da infâmia: acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência (FLEURY-TEIXEIRA, MENEGHEL, 2015), pois, ao refletir sobre as relações sociais que têm significado as posições-sujeitos mulher na contemporaneidade, a violência e, principalmente, a violência contra o seu corpo, fez-se como uma regularidade, que precisa ser dita, significada. Nessa relação, o estupro é uma violência, tomado aqui, portanto, como objeto simbólico, na relação com o corpo da mulher, compreendendo a relação entre corpo, violência, crime/criminalização a partir do verbete estupro.

Biografia do Autor

Fernanda Surubi Fernandes, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Docente do curso de Letras - Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Downloads

Publicado

27-03-2023

Como Citar

Fernandes, F. S. (2023). A PALAVRA NO DICIONÁRIO FEMININO DA INFÂMIA: SENTIDOS DE ESTUPRO. Revista Interfaces, 13(03), 142–155. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7217

Edição

Seção

Artigos