CADÊ A PALAVRA QUE ESTAVA AQUI? O IMPLÍCITO COMEU! IMPLÍCITOS SEMÂNTICOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Palavras-chave:

Semântica, Implícito, Língua portuguesa, Livro didático

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar a abordagem do fenômeno semântico implícito em atividades no livro didático de língua portuguesa, além dos objetivos específicos de verificar a presença de palavras ou ideias implícitas e identificar a contribuição do trabalho com implícito no livro didático de língua portuguesa. O corpus da pesquisa constitui-se do livro didático Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, volume 1, 1º ano do Ensino Médio, de William Cereja, Carolina Vianna e Christiane Damien, (2016), aprovado no PNLD 2018. A partir das análises realizadas em discussão com os estudos de autores modernos, constatou-se que palavras ou ideias implícitas são abordadas de forma recorrente em atividades no livro didático de língua portuguesa sob a perspectiva da construção dos sentidos do texto e contribuem para a formação do leitor reflexivo e crítico.

Biografia do Autor

Joselias da Costa Matos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestrando em Letras. Área: Estudos linguísticos. Línha de Pesquisa: Linguagem, memória e ensino. Professor EBTT de língua portuguesa e língua espanhola do Instituto Federal do Maranhão.

Sônia Maria Nogueira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2011). Professora Adjunto IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

da Costa Matos, J., & Nogueira, S. M. (2023). CADÊ A PALAVRA QUE ESTAVA AQUI? O IMPLÍCITO COMEU! IMPLÍCITOS SEMÂNTICOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Interfaces, 13(04), 262–273. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7216

Edição

Seção

Artigos