“AI PALAVRAS, AI PALAVRAS... QUE ESTRANHA POTÊNCIA, A VOSSA!”

Autores

Palavras-chave:

Potencial das palavras. Análise qualitativa. Abordagem sociointeracionista. Ato de linguagem.

Resumo

Neste artigo, discutem-se concepções de graduandos do Curso de Letras do que sejam as palavras e suas potencialidades. Abrangendo quatro semestres de atividades letivas remotas, no período pandêmico (2020 a 2022), as 99 conceituações fornecidas – postadas no ambiente virtual de aprendizagem Canvas – à guisa de atividade de sondagem e/ou avaliativa, evidenciam que alguns critérios se sobrepõem a outros – aspectos funcionais semântico-pragmáticos (empregabilidade, flexibilidade, significado/sentido) superam as menções aos formais. Numa análise qualitativa, com base em aporte teórico sociointeracionista e discursivo, percebe-se que os estudantes procedem a escolhas (lexicais, do gênero, do estilo, etc.), evidenciando um projeto de dizer que evidencia maior ou menor engajamento com a atividade pedagógica proposta. Conclui-se que, embora não consigam evidenciar um conceito cabal (e por vezes repetirem certas expressões formulaicas nas concepções explicitadas), há uma e-laboração, um ato de linguagem (nos moldes do que discute Charaudeau, 1983, 1995).

Biografia do Autor

EV' ÂNGELA BATISTA RODRIGUES DE BARROS, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Mestre e doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Graduada em Letras (UFMG) e Pedagogia (UEMG). Pós-doutoranda em Estudos do Texto e do Discurso (UFMG). Professora do Programa de Pós-graduação e do Departamento de Letras da PUC Minas. Coordenadora do Curso de Letras / Chefe de Departamento de Letras da PUC Minas.  Titular da Coordenação Setorial de Publicações e Produções Acadêmicas da Pro-reitoria de Extensão. Editora gerente da Revista Conecte-se! da Pró-reitoria de Extensão PUC Minas. Coordenadora editorial das revistas Scripta e Cadernos CESPUC de Pesquisa. 

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

BARROS, E. ÂNGELA B. R. D. (2023). “AI PALAVRAS, AI PALAVRAS. QUE ESTRANHA POTÊNCIA, A VOSSA!”. Revista Interfaces, 13(04), 274–294. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7214

Edição

Seção

Artigos