A MENTIRA ENCENADA EM JOIAS DE FAMÍLIA, DE ZULMIRA RIBEIRO TAVARES

Autores

  • Luciano Dias Cavalcanti Departamento de Letras - ICHL- UFLA

Palavras-chave:

Joias de família. Zulmira. Encenação. Mentira

Resumo

Neste artigo pretendemos dedicar nossos esforços na análise de Joias de Família, de Zulmira Ribeiro Tavares, narrativa que representa as encenações da elite paulistana, por meio de suas personagens, as quais atuam através da mentira e da falsa aparência, ações características de seu meio social. O falseamento da realidade e o engano é a forma pela qual a autora estrutura sua narrativa. Através de um realismo singular, Zulmira representa a dinâmica social da burguesia paulistana que pode jogar com a realidade à sua volta, revelando o por detrás das relações sociais.

Biografia do Autor

Luciano Dias Cavalcanti, Departamento de Letras - ICHL- UFLA

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Mestre em Letras – Teoria Literária, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG); Doutor em Teoria e História Literária, pelo Instituto da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Literatura Brasileira da UNESP/Araraquara. É autor de Poesia, o que é e para que serve? (2021), Instantâneos do cotidiano (2020), Poesia e transcendência na lírica de Jorge de Lima (2019), Emílio Moura: o poeta em busca do incognoscível (2017), Metamorfoses de Orfeu: a “utopia” poética na lírica final de Jorge de Lima (2015), Música Popular Brasileira e Poesia: a valorização do “pequeno” em Chico Buarque e Manuel Bandeira (2007); organizador das coletâneas Minas Gerais: Diálogos – Estudos de Literatura e Cultura (2013) e Literatura de Minas: vozes esquecidas (2016).

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Cavalcanti, L. D. (2022). A MENTIRA ENCENADA EM JOIAS DE FAMÍLIA, DE ZULMIRA RIBEIRO TAVARES. Revista Interfaces, 13(01), 44–53. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7194

Edição

Seção

Artigos