A POSSIBILIDADE DE UM SUJEITO EM SAUSSURE: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL

Autores

Palavras-chave:

Saussure, Sujeito, Psicanálise.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a possibilidade de um sujeito no Curso de linguística Geral. Para contemplar tal objetivo, dividimos o trabalho em duas partes: na primeira buscamos definir o conceito de sujeito a partir da perspectiva psicanalítica, passando também por alguns autores da filosofia da linguagem que trazem em sua obra a marca da subjetividade. Depois, a partir de fragmentos do texto saussuriano, analisamos algumas de suas teses, a saber: a dicotomia língua e fala, o valor do signo linguístico, as relações sintagmáticas e associativas, dando ênfase para o caráter mnemónico do eixo associativo. Concluímos que dependendo do ponto de vista dado ao Curso de linguística Geral, é possível identificar, mesmo que de forma periférica ou indireta, a presença de um fora da língua, que podemos interpretar senão como subjetividade, como um princípio.

Biografia do Autor

Vitor Augusto Werner dos Reis, Psicanalista, doutorando em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Graduado em psicologia e mestre em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Psicanalista, membro da Maiêutica Florianópolis Instituição de Psicanálise. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Werner dos Reis, V. A. (2022). A POSSIBILIDADE DE UM SUJEITO EM SAUSSURE: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL. Revista Interfaces, 13(01), 54–63. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7147

Edição

Seção

Artigos