Práticas de Leitura e Letramento Literário em Escolas do Campo
Keywords:
Educação do Campo, escolas multisseriadas, letramento literário.Abstract
Este artigo traz como temática as práticas de leitura literária em escolas do campo, com ênfase àquelas com organização multisseriada. A leitura no campo assume uma dimensão revolucionária, tendo em vista aspectos de luta pelo direito à vida, à terra e à educação, presentes no cotidiano do sujeito camponês. Como objetivo geral, discute práticas de leitura literária presentes em escolas multisseriadas do campo. Como objetivos específicos, evidencia a concepção de leitura de educadores atuantes em contextos do campo; identifica quais práticas de leitura estão presentes em escolas e turmas multisseriadas; demonstra os encaminhamentos realizados pelos educadores durante as práticas de leitura. Fundamenta-se em autores que discutem o conceito de leitura e letramento literários e por meio de um estudo exploratório, em campo, analisa dados produzidos a partir da aplicação de um questionário semiestruturado a 16 educadores, atuantes em escolas situadas na região Centro Sul do estado do Paraná. Conclui que, mesmo em meio às condições de produção muitas vezes precarizadas, as práticas evidenciadas vinculam-se a autores que defendem a potencialidade da leitura na sociedade, promovendo a reflexão crítica.Downloads
Published
13-01-2022
How to Cite
Winchuar, M. J. de L., Bufrem, L. S., & Bahls, D. P. (2022). Práticas de Leitura e Letramento Literário em Escolas do Campo. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 12(04), 247–258. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7115
Issue
Section
Artigos