Práticas de Leitura e Letramento Literário em Escolas do Campo

Authors

Keywords:

Educação do Campo, escolas multisseriadas, letramento literário.

Abstract

Este artigo traz como temática as práticas de leitura literária em escolas do campo, com ênfase àquelas com organização multisseriada. A leitura no campo assume uma dimensão revolucionária, tendo em vista aspectos de luta pelo direito à vida, à terra e à educação, presentes no cotidiano do sujeito camponês.  Como objetivo geral, discute práticas de leitura literária presentes em escolas multisseriadas do campo. Como objetivos específicos, evidencia a concepção de leitura de educadores atuantes em contextos do campo; identifica quais práticas de leitura estão presentes em escolas e turmas multisseriadas; demonstra os encaminhamentos realizados pelos educadores durante as práticas de leitura. Fundamenta-se em autores que discutem o conceito de leitura e letramento literários e por meio de um estudo exploratório, em  campo,  analisa dados produzidos a partir da aplicação de um questionário semiestruturado a 16 educadores, atuantes em escolas situadas na região Centro Sul do estado do Paraná. Conclui que, mesmo em meio às condições de produção muitas vezes precarizadas, as práticas evidenciadas vinculam-se a autores que defendem a potencialidade da leitura na sociedade, promovendo a reflexão crítica.

Author Biographies

Marcio José de Lima Winchuar, Universidade Estadual do centro-Oeste - UNICENTRO

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná – (PPGE-UFPR), na linha de Cultura, escola e Processos Formativos em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (UNICENTRO/CNPQ). Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Professor na Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava-PR (SEMEC). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9486-3111 Email: mwinchuar@gmail.com

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ORCID: 0000-0002-3620- 0632. Correio eletrônico: santiagobufrem@gmail.com

Diego Paiva Bahls, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do centro-Oeste (UNICENTRO). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE - UFPR) na linha de pesquisa Educação - diversidade, desigualdade e diferença social. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação - GILDA, (UFPR/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – GEPEDIN (UNICENTRO/CNPQ). Professor na Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava-PR (SEMEC) e Pedagogo na Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED).  E-mail: diegobahls09@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2264-454X

Published

13-01-2022

How to Cite

Winchuar, M. J. de L., Bufrem, L. S., & Bahls, D. P. (2022). Práticas de Leitura e Letramento Literário em Escolas do Campo. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 12(04), 247–258. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7115

Issue

Section

Artigos