BRINCANDO COM AS PALAVRAS: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA EM MACUNAÍMA

Autores

Palavras-chave:

Macunaíma. Semântica lexical. Identidade brasileira

Resumo

A obra Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, lançada no auge do Movimento Modernista, apresenta uma nova caracterização do povo brasileiro, através do seu “herói sem nenhum caráter”, essa nova identidade é construída por meio da linguagem de Macunaíma. O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma as palavras usadas no léxico macunaímico constroem a noção de nação brasileira na obra, identificando o jogo de palavras e os efeitos de sentido decorrentes dos enunciados, tendo por base a pesquisa bibliográfica da semântica lexical, estudada nos textos de Fiorin (2005), Guimarães(2002), Ferreira (2009), Justino(2015), entre outros, os quais defendem a linguagem como fonte primeira de construção de sentidos e relações entre os falantes e o real, o mundo concreto.

Biografia do Autor

Roberta Tiburcio Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre e Doutoranda em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB). Graduada em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica no estado da Paraíba (SEECTPB). Integrante do Grupo de Estudos Literatura e Crítica Contemporâneas (GELCCO/UEPB/CNPq).

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Barbosa, R. T. (2022). BRINCANDO COM AS PALAVRAS: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA EM MACUNAÍMA. Revista Interfaces, 13(01), 23–31. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7085

Edição

Seção

Artigos