O PAPEL DA METÁFORA NA TESSITURA TEXTUAL E SOCIOCOGNITIVA DAS MÚSICAS INTERPRETADAS PELA CANTORA JOELMA

Autores

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Metáfora, Emoções, Joelma.

Resumo

No DVD Banda Calypso Pelo Brasil (2006) a cantora Joelma cantou, para mais de 200 mil pessoas presentes nas cidades em que se apresentou, as românticas canções “Tô Carente” e “Se Quebrou”. Ao observar as letras dessas músicas, este trabalho observou que a linguagem figurada parecia ter um agentivo singular na arquitetura de suas estruturas textuais internas. Visto isso, essa pesquisa buscou aferir, através da Teoria da Metáfora Conceptual e seus desdobramentos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; SALOMÃO, 1999; KÖVECSES, 2002, 2003, 2005; VEREZA, 2007, 2010; SOARES DA SILVA; LEITE, 2015; ABREU, 2015; SOUSA, 2016), se a metaforicidade realmente tinha um papel singular no processamento de suas estruturas semântico-discursivas. Concluímos que metáforas tais quais A PAIXÃO É UMA DOENÇA / A OVERDOSE É UM REMÉDIO (música 1) e PROMESSAS SÃO MÁQUINAS / A RAZÃO É UM SER HUMANO (música 2) além de costurarem a tessitura de sentido dessas canções, funcionaram como verdadeiros microfones das emoções e subjetividades por elas transmitidas.

Biografia do Autor

Bruno Santo, UNICAMP/Doutorando

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, pesquisou Metáforas de morte em obras clássicas do Espiritismo: O Livro dos Espíritos (1857) e Nosso Lar (1944). Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2018). Fez intercâmbio científico-cultural na Universidade de Porto/Portugal através do Edital Participar 2016/UFBA. Escreve artigos e textos que procuram refletir sobre como os sujeitos religiosos, movidos por conhecimentos simbólicos intersubjetivamente forjados e compartilhados na vida em sociedade, vem procurando atender ao seu desejo de tecer portais de interlocução com a espiritualidade utilizando-se do dispositivo de organização de coesão, coerência e de sentido da metáfora.

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Publicado

13-01-2022

Como Citar

Santo, B. (2022). O PAPEL DA METÁFORA NA TESSITURA TEXTUAL E SOCIOCOGNITIVA DAS MÚSICAS INTERPRETADAS PELA CANTORA JOELMA. Revista Interfaces, 12(04), 226–237. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7051

Edição

Seção

Artigos