UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA ABORDAGEM IMITATIVA DE UMA REDAÇÃO NOTA MÁXIMA DO ENEM

Autores

Palavras-chave:

Abordagem imitativa, Redação do ENEM, Produção textual

Resumo

Com fundamentação na abordagem imitativa proposta por Serafini (2003) e Vieira (2005), nosso trabalho representa uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, concretizada por meio de uma sugestão de atividade didática de produção textual. Com foco na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), optamos por estabelecer a execução da atividade em três fases distintas, as quais se encontram pautadas na análise e descrição da estrutura de uma redação-modelo selecionada entre os textos nota máxima divulgados na Cartilha do Participante do ENEM (BRASIL, 2020a). Amparados no método citado, buscamos formular um modelo prototípico de natureza dissertativo-argumentativa obedecendo aos critérios exigidos no referido exame, com o propósito de aprimorar o reconhecimento, por parte dos alunos, das características mais relevantes desse tipo textual.

Biografia do Autor

Luciano Araújo Cavalcante Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino do Ceará.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Cavalcante Filho, L. A. (2022). UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA ABORDAGEM IMITATIVA DE UMA REDAÇÃO NOTA MÁXIMA DO ENEM. Revista Interfaces, 13(01), 194–212. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7036

Edição

Seção

Artigos