“O MONSTRO DA GRANDE MISÉRIA”: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE NO CONTO “AS PALAVRAS DA MÁQUINA”, DE JOÃO DO RIO

Autores

Palavras-chave:

Belle Époque tropical. Literatura Brasileira. Conto.

Resumo

Tendo como base as noções de modernidade pastoral e antipastoral definidas por Berman (1986) a partir da obra de Baudelaire, o objetivo deste artigo consiste em refletir sobre as diferentes perspectivas acerca da modernidade apresentadas pelo narrador e pela máquina no conto “As palavras da máquina”, de João do Rio, bem como e discutir as suas implicações para o sujeito moderno. Este conto, publicado no livro Rosário da Ilusão (1921), revela uma perspectiva crítica da modernidade, caracterizada ao mesmo tempo por certa euforia, alinhada à visão pastoral, que rapidamente se transforma em desespero, aproximando-se da visão antipastoral.

Biografia do Autor

Sabrina Ferraz Fraccari, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. Bolsista CAPES. E-mail: sabrina.fraccari@acad.ufsm.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9109909838710170.

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Publicado

31-05-2022

Como Citar

Fraccari, S. F. (2022). “O MONSTRO DA GRANDE MISÉRIA”: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MODERNIDADE NO CONTO “AS PALAVRAS DA MÁQUINA”, DE JOÃO DO RIO. Revista Interfaces, 13(01), 244–255. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6995

Edição

Seção

Artigos