LEITURA DE IMAGEM DA G MAGAZINE: MALDIZER, OLHAR VERVADEIRO E INSINUAÇÕES DA CARNE

Autores

  • LUCAS NASCIMENTO Museu Nacional/UFRJ

Palavras-chave:

Leitura de imagem. Sentidos do olhar. Insinuações da carne. Maldizer. Subjetividade.

Resumo

O texto adota para análise as relações semântico-discursiva (PÊCHEUX, 1982; 1983; 1984) e subjetividade e (dizer a) verdade (FOUCAULT, 1980-1981; 1981; 1983-1984; 1984) em leitura de fotografia digital de capa publicitária, em edição de maio de 2010 da G Magazine. O artigo investe sobre a leitura de policromia na fotografia digital e o movimento ocular, ocorrência pelo desejo da mudança de direção visual (NASCIMENTO, 2018; 2019). Essa trama tem sua correspondência na interpretação que assegura a elaboração da resposta “Sim” ou “Não” diante da questão proposta em experimento de leitura imagética. Os resultados destacam a (in)visibilidade do maldizer verdadeiro em declaração de um sujeito pertencer ao grupo heterossexual e o maior tempo de fixação de seu olhar na cueca e no rosto do modelo fotográfico. Portanto, destacaram-se as insinuações da carne e os sentidos do olhar.

Biografia do Autor

LUCAS NASCIMENTO, Museu Nacional/UFRJ

Pesquisador do Labedis (Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som) do Museu Nacional/UFRJ. Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

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Publicado

13-01-2022

Como Citar

NASCIMENTO, L. (2022). LEITURA DE IMAGEM DA G MAGAZINE: MALDIZER, OLHAR VERVADEIRO E INSINUAÇÕES DA CARNE. Revista Interfaces, 12(04), 88–103. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6980

Edição

Seção

Artigos