ENTRE A LIBERDADE E O CONTROLE DO SUJEITO: EMPRESARIAMENTO E BIOPODER DA VIDA ÍNTIMA NA CONTEMPORANEIDADE

Authors

Abstract

A presente investigação objetiva problematizar/refletir em que medida nossos desejos de prazer são capturados e objetivados, reduzindo, a partir dessas estratégias de empresariamento, nossa possibilidade de resistência e de exercício de uma subjetividade singular. O corpus consiste em propagandas de produtos sexuais e de reportagens sobre as determinações governamentais em relação a essas práticas, no sentido de coibi-las. Para tanto, tomaremos como suporte teórico-metodológico algumas formulações de Michel Foucault (1984; 1985; 1988; 2008a; 2008b; 2010; 2016; 2018), pelas explanações de sexualidade, verdade, subjetividade e biopolítica/biopoder, com o auxílio dos teóricos Pierre Dardot e Christian Laval (2016) no que concerne à cultura de empresa e a nova subjetividade. As análises apontam para uma contradição que pode dividir o sujeito em relação à sua posição frente aos incentivos da mídia e às interferências proibitivas do governo, suscitando comportamentos de resistência e de práticas de liberdade nesses jogos de verdade sobre o exercício da sexualidade.

Author Biographies

ANÍSIO BATISTA PEREIRA, Universidade Federal de Uberlândia - UFU/FAPEMIG.

Graduado em Letras (Português e suas respectivas Literaturas) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG/Regional Catalão); Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAPEMIG); Membro do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/UFU/CNPq).

Bianca Ayala Melo Di Alencar, Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás); Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Goiás (Regional de Catalão/UFCAT); Doutoranda pelo mesmo Programa de Pós-graduação; Integrante do Laboratório de Estudos Foucaultianos de Catalão (LEFGO).

Published

13-01-2022

How to Cite

PEREIRA, A. B., & Di Alencar, B. A. M. (2022). ENTRE A LIBERDADE E O CONTROLE DO SUJEITO: EMPRESARIAMENTO E BIOPODER DA VIDA ÍNTIMA NA CONTEMPORANEIDADE. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 12(04), 60–76. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6966

Issue

Section

Artigos