A publicização do privado: narrativas de vida, confissões e HIV

Autores

  • Robson Evangelista dos Santos Filho Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Mariana Ramalho Procópio Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave:

público, privado, armário, narrativa de vida, HIV

Resumo

O presente artigo aborda como tema a exposição das intimidades e dos segredos, que se dá nas movediças fronteiras entre público e privado, e tem como objetivo principal historicizar e problematizar algumas práticas confessionais a partir: das narrativas de vida, compreendidas sob uma perspectiva discursiva; das possibilidades em que, pela noção de espaço biográfico, as experiências podem ser confidenciadas na contemporaneidade midiatizada; e da revelação da condição sorológica positiva para o HIV, em geral restrita à privacidade, como a saída de um segundo armário, considerado um novo regime de visibilidade. Para tanto, são analisados relatos de pessoas soropositivas que, por motivações e formas variadas, levam a público suas vivências com o vírus e fazem das videografias de si no YouTube os seus diários pessoais, e conclui-se sobre a importância política dessa atitude, contudo com algumas ressalvas.

Biografia do Autor

Robson Evangelista dos Santos Filho, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Jornalista e mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorando em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Santos Filho, R. E. dos, & Procópio, M. R. (2022). A publicização do privado: narrativas de vida, confissões e HIV. Revista Interfaces, 12(04), 166–187. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6956

Edição

Seção

Artigos