DA CONFISSÃO CRISTÃ À CONFISSÃO JURÍDICA: O CASO RIVIÈRE

Autores

Palavras-chave:

Confissão, Pièrre Rivière, Conversão, Metanoia

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar a relação entre confissão cristã e confissão jurídica utilizando como estudo de caso, o assassinato cometido por Pièrre Rivière, que degolou sua mãe, seu irmão e sua irmã. O caso em questão foi analisado por Michel Foucault em 1973. Em As Confissões da Carne, o problema da confissão é abordado a partir de sua relação com a penitência. Diante desses dois aspectos, o texto intenta estabelecer as aproximações e diferenças entre as duas categorias de confissão, tendo como elemento central a discussão acerca da metanoia.

Biografia do Autor

Letícia Tury, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Filosofia da UERJ (2020-atual), na linha de pesquisa de Ética e Filosofia Política. Graduada e Licenciada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), mestre em Filosofia pela UERJ (2020). Os principais trabalhos versam sobre as relações entre testemunho e identidade. Atualmente é professora substituta do Colégio Pedro II.

Downloads

Publicado

28-10-2021

Como Citar

Tury, L. (2021). DA CONFISSÃO CRISTÃ À CONFISSÃO JURÍDICA: O CASO RIVIÈRE. Revista Interfaces, 64–73. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6946

Edição

Seção

Artigos