CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS DE PROFESSORES/AS EM FORMAÇÃO INICIAL EM LETRAS E OS DISCURSOS ENVOLVENTES SOBRE O QUE É ENSINAR

Authors

Keywords:

Constituições identitárias, Discursos envolventes, Ensino e aprendizagem, Formação de professores.

Abstract

Nosso objetivo, nesteartigo, é apresentar reflexões sobre as constituições identitárias de graduandos/as do curso de Letras da Ufal, a partir de uma análise discursiva sobre a concepção do processo de ensino-aprendizagem e sobre o significado de ser professor/a na contemporaneidade. Para isso, baseamo-nos na concepção de língua bakhtiniana e na noção de discursos envolventes. A partir de uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica, compreendemos que os/as graduandos/as têm concepções consideradas inovadoras, mas também tradicionais, sobre o que é ser professor/a, o que se configura como uma tensão identitária, e que cada uma dessas concepções traz implicações para o sentido do ensinar e do aprender línguas, a saber, a do conhecimento como algo transmitido e do conhecimento como algo construído

Author Biographies

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas/docente

Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) na Graduação e na Pós-graduação. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), foi licenciada em Letras/Português na mesma Universidade. Realizou estudos de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFC) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras/UFAL, coordenadora do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA/ANPOLL) e é secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Participa e é uma das líderes do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL/UFAL) e integra, como participante, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência Língua Portuguesa/PIBID na FALE de 2015 a 2018 e coordenadora do Idioma sem Fronteiras de 2016 a 2018. Articula reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Línguas (materna, estrangeira e Libras) e a abordagem discursiva de ensino, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Linguística Aplicada. Atualmente desenvolvendo pesquisas com os seguintes temas: Estudos dos Letramentos; Estudos das subjetividades e práticas sociais de linguagem; Pesquisas das Práticas identitárias; Estudos de Ethos e da Argumentação; Estudos dialógicos bakhtinianos; Produção de textos em LM, LE e Libras; Estudos da ética-discursiva; Saberes e Formação Docentes. https://orcid.org/0000-0002-2613-8863

Dara Raiza Melo de Souza, Universidade Federal de Alagoas/egressa

Graduada em Letras Espanhol e Graduanda em Letras Português pela Faculdade de Letras - (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuou como professora bolsista no projeto de extensão Casa de Cultura no Campus - FALE/PROEX/UFAL (2017-2019) e no Programa de Línguas Estrangeiros no Interior -FALE/PROEX/PROEST/ASI/UFAL (2019). Também atuou como monitora-não bolsista da disciplina de Língua Espanhola I - FALE/UFAL (2018-2019) e como residente do Programa de Residência Pedagógica - CAPES/FALE/UFAL (2018/2020). Ademais, participou como colaboradora de pesquisa em projeto do PIBIC/CNPq nos anos de 2018/2019 e 2019/2020. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos, Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL). Atualmente trabalha com cursos de espanhol, presencial e on-line. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na área da linguística aplicada, atuando principalmente com pesquisas nos seguistes temas: constituição identitária e ensino-aprendizagem de línguas.

Antônio Carlos Santos de Lima, Instituto Federal de Alagoas/Docente

É professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), na educação básica e na superior, nas modalidades presencial e a distância, onde desenvolve estudos sobre letramentos, letramento acadêmico, avaliação na perspectiva da intermediação sensível e formação de professores nessas modalidades. Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (FALE) da UFAL. É doutor pelo mesmo Programa (PPGLL/FALE/UFAL) no qual desenvolveu pesquisa sobre letramento acadêmico em um curso de Letras-Português a Distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Coordena o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do IFAL desde 2017. Lidera o Grupo de Pesquisa: Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologia/ EELT-CNPq/IFAL e integra o Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagens de Línguas e Literaturas GEDEALL/CNPq/UFAL e o GT da ANPOLL: Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada/ EAPLA. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2219-7441

Published

13-01-2022

How to Cite

Souto Maior, R. de C., Souza, D. R. M. de, & Lima, A. C. S. de. (2022). CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS DE PROFESSORES/AS EM FORMAÇÃO INICIAL EM LETRAS E OS DISCURSOS ENVOLVENTES SOBRE O QUE É ENSINAR. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 12(04), 116–130. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6929

Issue

Section

Artigos