ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA NA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO ORADOR EM UM RELATO PESSOAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Eliene Farias da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Fabiana Lisboa Ramos Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Carla Correia de Almeida do Nascimento Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo

O presente artigo é decorrente de debates realizados em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e objetiva analisar a construção do ethos da estudante-oradora do relato intitulado EaD na visão de uma Estudante da Escola Pública[1], disponibilizado na plataforma digital Guias Covid-19: comunidade escolar, criada pela organização não-governamental Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Do discurso escrito originalmente pela oradora, serão analisados alguns argumentos e as figuras de argumentação e retórica e como as estratégias argumentativas utilizadas pela oradora ajudam a construir seu ethos. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos da (neo) retórica e da argumentação, como os de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002), Reboul (2004), Fiorin (2015), Mariano (2016, 2020), dentre outros. Com base no conteúdo abordado, concluiu-se que a estudante-oradora, por meio de seu discurso, constrói um ethos consciente de seu lugar e papel na sociedade, mostrando um ethos divergente do ethos construído previamente de estudantes da rede pública.


[1] Link para acesso ao relato completo: https://guia6comunidade.wixsite.com/campanha/post/ead-no-ensino-m%C3%A9dio-na-vis%C3%A3o-de-uma-estudante-da-escola-p%C3%BAblica.   

Biografia do Autor

Eliene Farias da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS) e membro do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL).

Fabiana Lisboa Ramos Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Sergipe (DLV/PPGL/UFS).

Carla Correia de Almeida do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Sergipe (DLV/PPGL/UFS.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

da Silva, E. F., Menezes, F. L. R., & Nascimento, C. C. de A. do. (2022). ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA NA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO ORADOR EM UM RELATO PESSOAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Interfaces, 13(01), 182–193. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6889

Edição

Seção

Artigos