“Que malandro sou eu?”: reverberações da picaresca clássica espanhola em “Paulinho Perna Torta”, de João Antônio

Autores

Palavras-chave:

João Antônio, Malandro, “Paulinho Perna Torta”, Pícaro, Lazarillo de Tormes

Resumo

Este artigo tem como objetivo estabelecer paralelos entre o conto “Paulinho Perna Torta” (1965), de João Antônio, e o romance picaresco Lazarillo de Tormes (1554), de autoria anônima. Para tanto, tomamos como base teórica as considerações de Altamir Botoso, Antonio Candido e Mario Miguel González, os quais dissertam sobre a picaresca e a malandragem, bem como pesquisadores da obra de João Antônio, a saber: Jesus Antonio Durigan e Luciana Cristina Corrêa. Ao final de nossa análise, verificamos em que medida a picaresca clássica espanhola segue reverberando em narrativas que apresentam o anti-herói como protagonista.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Mendonça, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

25-08-2021

Como Citar

Mendonça, F. da S. (2021). “Que malandro sou eu?”: reverberações da picaresca clássica espanhola em “Paulinho Perna Torta”, de João Antônio. Revista Interfaces, 12(02), 192–204. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6842

Edição

Seção

Artigos