MULTILINGUISMO E MÚSICA POP: CODE SWITCHING E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE EM ME GUSTA, DE ANITTA, CARDI B E MYKE TOWERS

Autores

Palavras-chave:

Contato Linguístico. Música Pop. Code Switching. Cultura Afrolatino-americana.

Resumo

Este trabalho analisa o uso de code switching – alternâncias de uma língua para outra, com incorporação estruturas sintáticas, dentro de uma mesma situação de enunciação – na canção Me gusta, de Anitta, Cardi B e Myke Towers. Defende-se a composição em code switching reflete a tomada de um posicionamento político que valoriza as identidades afrolatina e afrolatino-americana, reforçando os movimentos transculturais que estão nos cernes de tais identidades e que o code switching é utilizado como forma de empoderamento dos grupos hispanofalantes de regiões em que o inglês é língua standard. Busca-se discutir as funções desempenhadas pelo code switching na canção e quais as suas implicações sociais. Identifica-se que o uso de code switching na canção é orientado por três grandes funções: a política, a literária e a instrumental.

Biografia do Autor

Caio Mieiro Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É aluno bolsista de Mestrado em Língua Portuguesa do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado no cursode bacharelado em Letras: Português-Latim, pela UFRJ, em 2019. Concentra seus interesses de pesquisanas interfaces Fonologia-Morfologia e Morfologia-Semântica. É integrante do projeto de pesquisa Variação Fonético/Fonológica e Aquisição: Reflexos na Escrita, coordenadopela Professora-Doutora Eliete Figueira Batista da Silveira (UFRJ). Desenvolve, paralelamente, estudos com ênfases em ensino de produção textual e desenvolvimento deconhecimentos metacognitivos.

Downloads

Publicado

25-08-2021

Como Citar

Mendonça, C. M. (2021). MULTILINGUISMO E MÚSICA POP: CODE SWITCHING E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE EM ME GUSTA, DE ANITTA, CARDI B E MYKE TOWERS. Revista Interfaces, 12(02), 142–153. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6793

Edição

Seção

Artigos