O ROMANCE HISTÓRICO A CASA DAS SETE MULHERES NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA

Autores

  • Jéfferson Balbino UNESP/Assis
  • Jéfferson Balbino
  • Jéfferson Balbino

Palavras-chave:

teledramaturgia, minissérie, A Casa das Sete Mulheres, romance histórico.

Resumo

O presente artigo constituirá na explanação da teledramaturgia brasileira e a derivação do gênero com o surgimento de um novo produto televisivo: a minissérie. E, por conseguinte, a produção desse novo formato (autointitulado “minissérie brasileira”), produzido pela TV Globo haja vista que nosso objeto de estudo será a minissérie A Casa das Sete Mulheres, produzida pela emissora, em 2003. A referida obra é uma adaptação do romance homônimo escrito por Letícia Wierzchowski, em 2002. Posto isso, ainda perscrutaremos no estudo da Literatura como artefato de pesquisa no campo da História além de examinar a promoção dos produtos televisivos; o consumo da teledramaturgia e a qualificação e prestigio das minisséries brasileiras produzidas pela TV Globo.

 

Biografia do Autor

Jéfferson Balbino, UNESP/Assis

Doutorando e Mestre em História (UNESP/Assis);
Licenciado em Letras/Literatura e Letras/Espanhol (UENP/Jacarezinho);
Licenciado em História (UENP/Jacarezinho);
Licenciado em Pedagogia (UniDBSCO). Autor dos livros "Teledramaturgia: O Espelho da Sociedade Brasileira", "Operários da Arte" e "Representações e Recepção da Homossexualidade na Teledramaturgia da TV Globo (2005-2015)". Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

25-08-2021

Como Citar

Balbino, J., Balbino, J., & Balbino, J. (2021). O ROMANCE HISTÓRICO A CASA DAS SETE MULHERES NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA. Revista Interfaces, 12(02), 56–71. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6773

Edição

Seção

Artigos