DISSOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA ORDEM EM “A NATUREZA, EM OPOSIÇÃO À GRAÇA”, DE RUBEM FONSECA

Autores

  • Carine Maria Angst Universidade Federal de Santa Maria
  • Dionei Mathias Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Rubem Fonseca. “A natureza, em oposição à graça”. Pós-modernidade. Identidade. Grotesco.

Resumo

Este artigo tem como foco de análise o conto “A natureza, em oposição à graça”, parte da coletânea Secreções, Excreções e Desatinos, publicada por Rubem Fonseca. Para isso, procura refletir como conceitos fundamentais da teoria pós-moderna têm um impacto na configuração acional do conto e no modo como as personagens são caracterizadas. Nesse horizonte, a primeira parte discute a dissolução da ordem herdada e as transformações de identidade de Ricardo e Sérgio, enquanto a segunda se volta para a instalação de uma nova ordem, marcada por elementos do grotesco. Sem oferecer respostas definitivas, o conto convida a reflexões sobre a condição humana que oscila entre natureza e graça.

Biografia do Autor

Carine Maria Angst, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM e integrante do grupo de pesquisa Literatura e Identidade. 

Dionei Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de língua e literatura na Universidade Federal de Santa Maria. No PPGL, desenvolve pesquisas voltadas para a representação literária de narrativas identitárias e de dinâmicas afetivas.

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Publicado

22-04-2021

Como Citar

Angst, C. M., & Mathias, D. (2021). DISSOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA ORDEM EM “A NATUREZA, EM OPOSIÇÃO À GRAÇA”, DE RUBEM FONSECA. Revista Interfaces, 12(01), 259–270. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6734

Edição

Seção

Artigos