UM ESTUDO SOBRE A SEMÂNTICA DO PLURAL: A DISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO

Autores

  • Tiago Vieira de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Paula Quadros Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

plural, nomes contáveis, nomes massivos.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar e descrever o comportamento de expressões nominais em Português Brasileiro (PB), no que se refere à distinção contável-massivo. Baseado na teoria da Semântica Formal, o foco do trabalho é a análise da semântica do plural. Em outras palavras, propomo-nos a checar as condições que geram a aceitabilidade (ou a falta dela) de morfema plural em nomes contáveis e massivos. Com base nesse objetivo, aplicamos um teste para checar as possíveis interpretações dos informantes quando estão expostos a formas plurais em nomes contáveis, bem como em nomes massivos. Nesses termos, é importante ressaltar que os massivos que aceitam a forma de plural apresentam uma interpretação de quantidade diferente da que é obtida para os massivos sem morfema plural. Além disso, também podemos trazer para a discussão que a interpretação dos massivos pluralizados é totalmente diferente da que é associada aos contáveis na forma de plural. Desse modo, atestamos a importância de se debater e refletir os limites da noção de plural nos nomes, já que o uso do morfema de plural não aparece apenas nos nomes contáveis; ou seja, não devemos excluir os nomes massivos dessa análise.

Biografia do Autor

Tiago Vieira de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrando no programa de pós-graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV/UFRJ). É pesquisador associado ao NEMP (Núcleo de Estudos Morfológicos do Português), Grupo de Pesquisa liderado pelo Professor Doutor Carlos Alexandre Gonçalves, com sede na Faculdade de Letras da UFRJ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Morfologia. Tiago foi bolsista CNPq e também pesquisou o ensino de morfologia no Ensino Médio com ênfase na composição como processo formativo de novas palavras.

Ana Paula Quadros Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ). Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ). Com pós-doutorado em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2016-2017). Com pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Fapesp (2009-2010). Doutorado e mestrado em Linguística pela USP, como bolsista do CNPq e da Fapesp. Bolsa-sanduíche (com bolsa Capes) na Universidade de Massachusetts. Graduada em Linguística (USP), com bolsa de Iniciação Científica do CNPq . Pesquisadora em Linguística, especialmente em Semântica das Línguas Indígenas, e principalmente em Língua Portuguesa, com ênfase na Interface Sintaxe-Semântica. Temas principais: quantificadores, ‘todo’, adjetivos, modificadores de grau, tema incremental, telicidade, denotação verbal, universais semânticos, quantificação universal, distributividade, predicação e semântica de graus. Interessada em trabalhos de combate ao Preconceito Linguístico e em preparação de material didático.

Downloads

Publicado

25-08-2021

Como Citar

Souza, T. V. de, & Gomes, A. P. Q. (2021). UM ESTUDO SOBRE A SEMÂNTICA DO PLURAL: A DISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO. Revista Interfaces, 12(02), 217–230. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6677

Edição

Seção

Artigos