DISCURSO E MEMÓRIA DE UMA MULHER DESOBEDIENTE EM CARTA À RAINHA LOUCA

Autores

  • Denise Gabriel Witzel UNICENTRO
  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

discurso literário, Escrita de si, História das Mulheres

Resumo

Este artigo interroga, na interface entre Língua e Literatura, os modos de subjetivação do sujeito mulher na obra de Maria Valéria Rezende, Carta à Rainha Louca. Deparamo-nos nessa obra com o discurso – Escrita de si – de Isabel das Santas Virgens, presa no convento do Recolhimento da Conceição de onde escreve uma extensa carta à rainha Maria I, conhecida como a Rainha Louca. Ao clamar por justiça, ao tempo em que denuncia as arbitrariedades que atingiam sobretudo as mulheres, os escravos e os mais vulneráveis no Brasil do final do século XVIII, a narradora expõe, sobretudo, a situação da mulher que ousava desafiar os poderes. Focalizamos a relação incontornável entre língua, história e memória, à luz dos pressupostos dos Estudos Discursivos Foucaultianos e dos Estudos Culturais, dando ênfase aos anseios de liberdade de uma mulher desobediente, materializados numa Escrita de si, tendo em conta que a desobediência é uma resistência ética e que a literatura possibilita novos caminhos, multiplica perspectivas que compõem o entendimento que tecemos diante dos acontecimentos do passado e do presente - e torna-se, então, um espaço de elasticidade no qual a História se atualiza, via memória, e se (re) constrói.

Biografia do Autor

Denise Gabriel Witzel, UNICENTRO

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp FCL Araraquara com estágio doutoral na Université Louis Lumière II em Lyon-França ; professora do Departamento de Letras e do mestrado em Letras na UNICENTRO.

Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Pós-doutora pela Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR), atuando nos  cursos de Letras e Comunicação Social. Coordenadora do Laboratório de Estudos Culturais, Identidades e Representações (LEBECIR/UNICENTRO)

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Witzel, D. G., & Teixeira, N. C. R. B. (2020). DISCURSO E MEMÓRIA DE UMA MULHER DESOBEDIENTE EM CARTA À RAINHA LOUCA. Revista Interfaces, 11(04), 248–260. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6672

Edição

Seção

Artigos