PROFESSOR-AUTOR DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO

Autores

Palavras-chave:

REA, professor-autor, pilares da autoria.

Resumo

 

A ampla disponibilidade de recursos digitais e a emergência de modalidades híbridas  de ensino possibilitam que o professor que (re)cria seus materiais didáticos, o qual chamamos professor-autor, se torne protagonista da criação didática. A filosofia dos REA pode contribuir para a construção desse papel, embora, no Brasil, alguns obstáculos limitem a implementação de práticas educacionais abertas, o que sugere que a autoria docente de REA no país está em construção. Neste trabalho, buscamos definir algumas características e ações fundamentais para a constituição da identidade do professor-autor de REA, baseados em uma revisão narrativa que destaca como a abertura inerente aos REA é possibilitadora de um trabalho mais autônomo e autoral do professor na adaptação e na elaboração de materiais didáticos. Delineamos 4 pilares da autoria docente de REA: criatividade, curadoria, prazer e sabedoria digital.  

Biografia do Autor

Carolina Fernandes Alves, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestra em Letras. Professora de espanhol do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Vilson J. Leffa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Linguística Aplicada. Professor visitante do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Downloads

Publicado

02-01-2021

Como Citar

Alves, C. F., & Leffa, V. J. (2021). PROFESSOR-AUTOR DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO. Revista Interfaces, 11(04), 190–208. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6668

Edição

Seção

Artigos