UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO REDE ESTADUAL DO PARANÁ: A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Lídia Stutz UNICENTRO
  • Mauri Morais PPGL - UNICENTRO
  • Rosane Klinpovous PPGL- UNICENTRO

Palavras-chave:

Currículo, Gênero textual, Campo de atuação, Interacionismo Sociodiscursivo,

Resumo

Objetivamos, neste artigo, analisar como o novo documento Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP, 2019), estabelece as propostas para a oralidade no ensino de línguas portuguesa e inglesa (LP e LI). Nossa ancoragem teórica alia-se aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. O recorte de nossa investigação são as prescrições para a oralidade no sexto ano de LP e LI. Em nossa análise mapeamos os campos de atuação que estão explícitos no CREP LP, bem como há um rol mais variado de gêneros. No CREP LI os campos são silenciados e os gêneros permanecem mais limitados. Em ambas as línguas as capacidades de linguagem são potencializadas mas em LI há uma maior recorrência na mobilização das CLD. 

Biografia do Autor

Lídia Stutz, UNICENTRO

 Doutora em Estudos da Linguagem, docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de graduação em Letras: Português e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). E-mail: lidia.stutz@gmail.com

Mauri Morais, PPGL - UNICENTRO

Graduado em Letras pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí(UCP UNIVALE) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UNICENTRO. E-mail: maurimorais30@gmail.com

Rosane Klinpovous, PPGL- UNICENTRO

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UNICENTRO. E-mail: rosaneklin@gmail.com 

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Stutz, L., Morais, M., & Klinpovous, R. (2020). UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO REDE ESTADUAL DO PARANÁ: A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Interfaces, 11(04), 28–46. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6654

Edição

Seção

Artigos