UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO REDE ESTADUAL DO PARANÁ: A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS
Palavras-chave:
Currículo, Gênero textual, Campo de atuação, Interacionismo Sociodiscursivo,Resumo
Objetivamos, neste artigo, analisar como o novo documento Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP, 2019), estabelece as propostas para a oralidade no ensino de línguas portuguesa e inglesa (LP e LI). Nossa ancoragem teórica alia-se aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. O recorte de nossa investigação são as prescrições para a oralidade no sexto ano de LP e LI. Em nossa análise mapeamos os campos de atuação que estão explícitos no CREP LP, bem como há um rol mais variado de gêneros. No CREP LI os campos são silenciados e os gêneros permanecem mais limitados. Em ambas as línguas as capacidades de linguagem são potencializadas mas em LI há uma maior recorrência na mobilização das CLD.
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Publicado
30-12-2020
Como Citar
Stutz, L., Morais, M., & Klinpovous, R. (2020). UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO REDE ESTADUAL DO PARANÁ: A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Interfaces, 11(04), 28–46. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6654
Edição
Seção
Artigos