VEÍCULOS MIDIÁTICOS: RELAÇÕES DE PODER E CONTROLE DISCURSIVO

Autores

  • Renata Adriana de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO
  • Juliana Silveira Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL.

Palavras-chave:

Modulação de dados, Veículos de comunicação, Plataformas digitais.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo produzir um gesto de interpretação sobre o funcionamento do monopólio existente nos meios de comunicação tradicionais e nas plataformas digitais da internet, assim como as práticas de censura e controle exercidas sobre a produção e circulação discursiva. Para nos ajudar na discussão, selecionamos o documentário Privacidade Hackeada, de Jehane Nowyam e Karin Amer, que aborda o escândalo da empresa Cambridge Analytica que utilizou, de forma ilegal, mais de 87 milhões de dados de usuários do Facebook. Em nosso processo análitico, nos apoiamos na teoria da Análise do Discurso como suporte teórico e metodológico para entendermos o processo de reprodução/transformação das relações de produção existentes no setor de comunicação. 

Biografia do Autor

Renata Adriana de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Professora de Linguística do Departamento de Letras

Juliana Silveira, Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL.

Bolsista PNPD - Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES, e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

de Souza, R. A., & Silveira, J. (2020). VEÍCULOS MIDIÁTICOS: RELAÇÕES DE PODER E CONTROLE DISCURSIVO. Revista Interfaces, 11(03), 248–260. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6647

Edição

Seção

Artigos