A LEITURA DIGITAL E O MONITORAMENTO DA COMPREENSÃO: PROCESSOS INFERENCIAIS E ESTRATÉGICOS DE LEITORES PROFICIENTES EM LÍNGUA INGLESA COMO L2

Autores

Palavras-chave:

Leitura digital em L2. Comentários metacognitivos. Monitoramento da compreensão. Estratégias.

Resumo

O presente estudo analisou os comentários metacognitivos verbalizados durante a leitura de textos digitais em língua inglesa como segunda língua (L2). Vinte e quatro alunos proficientes em língua inglesa matriculados em um curso de Letras/Inglês participaram do estudo. Dois textos expositivos foram apresentados para resumir e para criticar em duas modalidades: digital linear e digital não-linear (hipertexto). Análises qualitativas dos padrões de reflexão que verbalizaram demonstram como  os leitores lidam com as dificuldades encontradas, utilizam contexto, conhecimento prévio, fazem previsões e mantêm as instruções da tarefa para responder aos propósitos de leitura. Quanto ao desempenho estratégico, não houve considerável variação entre as modalidades comparadas. Assim, conclui-se que esses leitores utilizam-se de mecanismos semelhantes em ambas as modalidades apresentadas, tomando decisões que tornam a leitura mais linear ou focando na tarefa  principal, sem navegar por entre os links do texto. Tais procedimentos estratégicos podem se dar por escolha ou por desorientação  pelo  comprometimento dos recursos da memória, como se tem discutido na literatura.

Biografia do Autor

Leonilda Procailo, Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO)

Professora adjunta na Universidade Estadual do Centro-oeste – UNICENTRO/I. Doutora em Estudos da Linguagem (PPGI/UFSC)

 

Sidnei Werner Woelfer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando no Programa de pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Letras-Inglês (PPGI/UFSC). Realiza pesquisas sobre os aspectos cognitivos e instrucionais da leitura.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Procailo, L., Woelfer, S. W., & Tomitch, L. M. B. (2020). A LEITURA DIGITAL E O MONITORAMENTO DA COMPREENSÃO: PROCESSOS INFERENCIAIS E ESTRATÉGICOS DE LEITORES PROFICIENTES EM LÍNGUA INGLESA COMO L2. Revista Interfaces, 11(04), 100–119. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6634

Edição

Seção

Artigos