ASPECTOS VALORATIVOS EM PROPAGANDA DE CERVEJARIA SOB A ÓTICA DO CÍRCULO DE BAKHTIN

Autores

  • Lais Karina Buchener Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO https://orcid.org/0000-0003-2573-0328
  • Luciane Trennephol da Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, Entoação Valorativa, Contexto Extraverbal, Propaganda, Gênero.

Resumo

Apresentamos algumas discussões com base nos conceitos de entoação valorativa e elementos extraverbais, criados pelo Círculo de Bakhtin (VOLOCHINOV; BAKHTIN, 1926; VOLOCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003) a fim analisar algumas das implicações de uma propaganda de circulação social, criada pela marca Cia Brasileira de bebidas Premium, e outra ação publicitária produzida pela cervejaria Gauden em um ato dialógico e responsivo. Como resultado de nossa análise, discutimos alguns estereótipos que sustentam a construção social a respeito dos gêneros (SCOTT, 1995; BUTLER, 1998; NICHOLSON; 2013) que nos ajudou a compreender as facetas dos enunciados e algumas interpretações quando articuladas ao social, ao extraverbal e aos possíveis desdobramentos que o ato responsivo dos interlocutores exercem na compreensão dos significados ideológicos.

Biografia do Autor

Lais Karina Buchener, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-2016) e mestre em Letras (UNICENTRO-2020).

Luciane Trennephol da Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutora em Letras. Professora do curso de Letras Português na Universidade Estadual do Centro-Oeste em Irati, Paraná, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras desta universidade e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG.

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutora em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Possui graduação em Letras: Português/ Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998) e mestrado em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de graduação em Letras: Português e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado).

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Buchener, L. K., Costa, L. T. da, & Angelo, C. M. P. (2020). ASPECTOS VALORATIVOS EM PROPAGANDA DE CERVEJARIA SOB A ÓTICA DO CÍRCULO DE BAKHTIN. Revista Interfaces, 11(04), 261–276. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6631

Edição

Seção

Artigos