UMA PROPOSTA FUNCIONALISTA PARA O ENSINO DA HIPOTAXE ADVERBIAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino. Funcionalismo. Hipotaxe adverbial. Proposições relacionais inferidas.

Resumo

Este estudo busca apresentar os resultados da aplicação de uma proposta didática, fundamentada no Funcionalismo linguístico, para a abordagem das funções textual-discursivas e proposições relacionais inferidas identificadas no uso de cláusulas hipotáticas adverbiais introduzidas pela conjunção quando em uma turma do 9º ano de uma escola da rede pública. A metodologia da pesquisa-ação, a qual visa ao incremento do trabalho de professores e pesquisadores para que possam utilizar suas pesquisas em busca do aprimoramento de seu ensino e, consequentemente, do aprendizado de seus alunos, foi utilizada para o desenvolvimento das três etapas do trabalho (sondagem, intervenção e avaliação). Após a aplicação das atividades, constatou-se que houve uma melhora significativa dos níveis de aprendizagem total da turma, o que demonstra o êxito do método utilizado.

Biografia do Autor

Luciano Araújo Cavalcante Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará e doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Cavalcante Filho, L. A. (2020). UMA PROPOSTA FUNCIONALISTA PARA O ENSINO DA HIPOTAXE ADVERBIAL. Revista Interfaces, 11(04), 120–131. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6628

Edição

Seção

Artigos