ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RENOVANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES E INSERINDO O ALUNO EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Língua falada. Prática pedagógica. Consciência linguística

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar e descrever o resultado do processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa, utilizando a proposta metodológica de Castilho (2014). Para isso, elaborou-se um projeto de intervenção executado com alunos do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados foi utilizado o diário de bordo e a observação participante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Santarém-PA. O resultado da pesquisa mostra que a inovação da prática pedagógica é essencial ao desenvolvimento do aluno e que a proposta de Castilho consegue inserir o aluno em seu processo educativo levando-o à formação de um pensamento crítico sobre sua língua.

Biografia do Autor

Ediene Pena Ferreira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora associada do Programa de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará

Joelma Sá Figueiredo, Universidade Federal do Oeste do Pará

É professora de Lingua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio e Fundamental da Rede Pública Estadual do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística

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Publicado

22-04-2021

Como Citar

Pena Ferreira, E., & Figueiredo, J. S. (2021). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RENOVANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES E INSERINDO O ALUNO EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. Revista Interfaces, 12(01), 141–158. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6618

Edição

Seção

Artigos