ABORDAGENS DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Arlete Menezes Lourenço Bakovicz
  • Loremi Loregian-Penkal

Palavras-chave:

Variação e mudança linguística, Geografia, Documentos oficiais.

Resumo

A variação linguística presente na língua falada caracteriza grupos de falantes e os identifica. Na escola, essa é uma questão importante a ser considerada por todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. Outro fator importante é o trabalho com leitura e escrita, habilidades que o aluno necessita em todas as disciplinas. Sendo assim, buscamos, neste artigo, analisar a abordagem que a disciplina de Geografia dá a essas questões. Para tanto, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCEs), além de dois livros didáticos de Geografia, do 7º. ano do Ensino Fundamental. As análises mostraram que os temas investigados são praticamente inexistentes, no sentido de exposição direta nos documentos oficiais e nos livros de Geografia, cabendo ao professor a responsabilidade de inserir a discussão em suas aulas.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Menezes Lourenço Bakovicz, A., & Loregian-Penkal, L. (2020). ABORDAGENS DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Interfaces, 11(04), 67–78. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6614

Edição

Seção

Artigos