LITERATURA PARA CRIANÇAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Literatura infantojuvenil. Racismo.

Resumo

No âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser trabalhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1º ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania.

Biografia do Autor

Wendel Cássio Christal, Universidade Nove de Julho

Wendel Christal é graduado em Letras, Português e Italiano, pela Unesp, e em Pedagogia pela Uninove, Mestre pela Unesp e Doutor em Letras pela Universidade Mackenzie. Há mais de 15 anos leciona no Ensino Superior, nos cursos de Letras e Pedagogia, e na Educação Básica.

Rómina de Mello Laranjeira, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Letras - Estudos Portugueses e pós-graduada em Linguística Aplicada pela Universidade do Porto (Portugal). Doutora em Educação, com especialidade em Letramentos e Ensino do Português, pela Universidade do Minho (Portugal). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência de docência ao nível de graduação e de pós-graduação, em áreas da Linguística Aplicada e do ensino de Português como L2/LE para públicos variados no ensino superior. Desenvolve pesquisa nas áreas de educação e linguagem, escrita acadêmica e identidades. Integrou, entre 2016 e 2019, a Rede Europeia de Literacia (European Literacy Network) onde colaborou com membros de vários países no grupo de trabalho sobre Academic Writing, desenvolvendo pesquisa sobre processos de escrita de dissertações de mestrado. Entre 2017 e 2019, realizou pós-doutorado em Letras, com apoio da CAPES, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). 

 

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Christal, W. C., & Laranjeira, R. de M. (2020). LITERATURA PARA CRIANÇAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL. Revista Interfaces, 11(04), 330–346. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604

Edição

Seção

Artigos