A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PESSOA AUTISTA NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Idelma Divina Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-CAMPUS CORA CORALINA.
  • Kenia Mara de Freitas Siqueira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Língua. Identidade. Diferença. Autismo. Professores.

Resumo

Este artigo se insere nos estudos sobre língua e educação, favorece discussões em torno da problemática relacionada à construção da identidade em pessoas autistas. Para levantar as impressões dos professores, foi aplicado questionário aberto com cinco questões sobre o convívio com indivíduos com TEA. A metodologia usada foi o estudo de caso e análise de conteúdo de Bardin (1977) com fundamentação teórica nos trabalhos de Bauman (2005), Hall (2006, 2014), Rocha (2001), Silva (2014), Woodward (2014) e outros referenciados ao longo do estudo. Os resultados corroboram a necessidade de refletir o perfil identitário desses alunos com vista a descortinar preconceitos, mitos e promover a construção de identidade/s que relacionem socialmente, para além do caráter limitador do diagnóstico.

Biografia do Autor

Idelma Divina Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-CAMPUS CORA CORALINA.

FONOAUDIÓLOGA. LICENCIADA EM LETRAS PORTUGUES-INGLES. MESTRANDA EM LÍNGUA, LITERATURA E INTERCULTURALIDADE DA UEG-CAMPUS CORA CORALINA. CV: http://lattes.cnpq.br/5127299266953392

Kenia Mara de Freitas Siqueira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Linguistica pela UNB. Docente do curso de Letras da UEG-Pires do Rio e do Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Silva, I. D., & de Freitas Siqueira, K. M. (2020). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PESSOA AUTISTA NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interfaces, 11(04), 175–189. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6602

Edição

Seção

Artigos