A LEITURA EM ANTONIO CANDIDO E JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA [Reflexões iniciais]

Autores

  • Valdir Prigol Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Leitura, teoria, crítica, história da literatura, discurso.

Resumo

Este artigo é uma reflexão inicial sobre os modos de pensar a leitura de textos literários presentes nos trabalhos de Antonio Candido – autor de livros fundamentais dos estudos literários, como Formação da Literatura Brasileira, Literatura e Sociedade e O discurso e a cidade - e João Cezar de Castro Rocha – autor de Crítica literária: em busca do tempo perdido?, Por uma esquizofrenia produtiva: da prática à teoria e Leituras desauratizadas: tempos precários, ensaios provisórios, entre outros. Tomaremos como ponto de partida um texto de cada autor em que identificamos a presença, ao mesmo tempo, de gestos de crítica, de história e de teoria: “Dialética da malandragem”, de Antonio Candido e “Ciume e dúvida póstuma [Dom Casmurro]”, de João Cezar de Castro Rocha. A partir destes textos pretendemos observar como os autores exercitam e discutem a leitura de textos literários.

Biografia do Autor

Valdir Prigol, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Literatura. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E-mail: valdirprigol@uffs.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8135348349435741.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Prigol, V. (2020). A LEITURA EM ANTONIO CANDIDO E JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA [Reflexões iniciais]. Revista Interfaces, 11(04), 227–234. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6598

Edição

Seção

Artigos