Subsídios para o trabalho com o gênero discursivo redação do ENEM

Autores

Palavras-chave:

Redação do ENEM, Produção Escrita, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

O objetivo geral da pesquisa foi propor atividades que contribuam para o trabalho com o gênero discursivo redação do ENEM. Especificamente, propor: 1) um projeto que possibilite ao aluno ampliar seus conhecimentos sobre possíveis temas atuais propícios a serem abordados na redação ENEM; e 2) práticas de produção escrita do gênero discursivo redação do ENEM, a partir das características do gênero e de temas estudados e discutidos pelos alunos. As bases teóricas são a concepção bakhtiniana de linguagem e o conceito de gênero discursivo; estudos sobre o gênero redação do ENEM; a concepção sociocognitiva da leitura e de produção escrita. Os resultados indicam a possibilidade de propostas que podem subsidiar o trabalho teoricamente bem fundamentado dos professores que preparam seus alunos para a redação do ENEM.

Biografia do Autor

Ivone Ferreira de Alcantara Oliveira, EEEFM Marechal Cordeiro de Farias, Pimenta Bueno-RO

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU); Especialista em Língua Portuguesa; Especialista em Didática do Ensino Superior; Graduada em Letras. 

Downloads

Publicado

22-04-2021

Como Citar

Oliveira, I. F. de A. (2021). Subsídios para o trabalho com o gênero discursivo redação do ENEM. Revista Interfaces, 12(01), 242–258. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6569

Edição

Seção

Artigos