O rompimento da barragem de Brumadinho: disputa de sentidos nas tramas discursivas do Twitter

Autores

Resumo

Este trabalho pretende analisar a discursivização, em materialidades publicadas no Twitter, do rompimento da barragem de Brumadinho, utilizando como base o arcabouço teórico da Análise de Discurso (AD) de filiação pecheuxtiana. Nosso objetivo é analisar os efeitos de sentidos produzidos sob as condições do espaço digital a partir das relações entre as diferentes ordens discursivas, em seus confrontos e alianças; questionar as evidências de sentidos produzidas pela ideologia, identificar as diferentes posições-sujeito que funcionam no discurso e verificar como a memória estabiliza/desestabiliza sentidos (não)ditos sobre a causa ambiental. As análises apontam que, nessa trama discursiva, funciona uma disputa de/por sentidos entre acidente/tragédia e crime.

Biografia do Autor

Ivanei Ferreira Araujo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Linguística na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) . Integrante do Grupo de Estudos e  Pesquisas em Análise do Discurso GPADis. Bolsista Capes.

Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (GPADis).

Downloads

Publicado

22-04-2021

Como Citar

Araujo, I. F., & Cortes, G. R. de O. (2021). O rompimento da barragem de Brumadinho: disputa de sentidos nas tramas discursivas do Twitter. Revista Interfaces, 12(01), 202–218. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6536

Edição

Seção

Artigos