Tentativas de acerto: a incidência da variedade linguística sobre a produção textual escrita por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Produção textual, Ensino fundamental, Desvios ortográficos.

Resumo

Neste artigo temos como objetivo analisar os desvios ortográficos em produções textuais escritas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do interior do Maranhão. Nosso corpus possui atividades respondidas por alunos que estão em fase inicial de desenvolvimento da escrita. Baseamo-nos, principalmente, em Bagno (2013), Antunes (2003) e Lima de Oliveira (2020). Assim como Lima de Oliveira (2020), trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que categoriza as tentativas de acerto em duas categorias propostas por Bagno (2013): (1) Hipóteses e analogias sobre a relação fala/escrita; (2) Incidência da variedade linguística da pessoa sobre a produção escrita. Os resultados reforçam que os desvios ortográficos são totalmente previsíveis e altamente explicáveis com exemplos concretos.

Biografia do Autor

Jancen Sérgio Lima de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Letras, área de concentração Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI).

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Lima de Oliveira, J. S. (2022). Tentativas de acerto: a incidência da variedade linguística sobre a produção textual escrita por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interfaces, 12(04), 32–39. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6532

Edição

Seção

Artigos