PARATEXTOS EM LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS: Entre texto, paratextos e leitor

Autores

Palavras-chave:

paratextos, leitura, literatura infantil, escola

Resumo

No processo de formação de leitores, os paratextos tendem a não ser considerados pelos mediadores. Diante disso, este artigo objetivou analisar como os paratextos podem incidir na leitura e recepção de uma obra. Toma-se como referência A bruxinha e o dragão, de Jean-Claude R. Alphen, obra que é analisada sob a perspectiva de paratextos (GENETTE, 2009) e sob o viés da leitura literária na escola (RAMOS, 2010, 2013). A análise desse livro deve-se a escolha feita por estudantes, integrantes de dois grupos focais, oriundos do quarto ano do Ensino Fundamental, entre títulos que compõem acervo do PNBE - 2014. O estudo indica que os elementos verbais e icônicos que constituem os paratextos complementam-se na apresentação da obra. Nessa perspectiva, a investigação sinaliza que, nos livros literários infantis, tais elementos podem ser um elo entre o leitor e o texto, para além dos fins de comercialização.    

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora CNPq. Doutor em Letras, ênfase em Teoria da Literatura pela PUCRS. Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Pesquisa em especial temas ligados à leitura, à infância e à literatura.

Maria Isabel Silveira Furtado, Mestre em Educação pela UCS

Professora na Rede Pública de Antônio Prado

Mestre em Educação pela UCS

Graduada em Pedagogia pela UCS

Carla Beatris Valentini, Doutora em Informatica Educativa UFRGS Docente no PPGEdu-UCS

Professora no PPGEdu-UCS. Coordenadora do PPGEdu-UCS.

Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

22-04-2021

Como Citar

Ramos, F. B., Furtado, M. I. S., & Valentini, C. B. (2021). PARATEXTOS EM LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS: Entre texto, paratextos e leitor. Revista Interfaces, 12(01), 83–95. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6514

Edição

Seção

Artigos