DA FILOSOFIA AO DISCURSO: MIKHAIL BAKHTIN

Autores

Palavras-chave:

filosofia do ato, Bakhtin, discurso, dialogismo.

Resumo

Mikhail Bakhtin, na primeira metade do século XX, buscou criar uma abordagem filosófico-metodológica no estudo da linguagem e da literatura. Em um ensaio conhecido como Para uma filosofia do ato responsável, ele lança os fundamentos filosóficos de todos os demais trabalhos posteriores, construindo assim um caminho que permite pensar o discurso e a linguagem numa perspectiva dialógica. Pretendo, portanto, neste texto, fazer um percurso, resgatando algumas noções filosóficas que dão fundamento para se compreender a noção de discurso na obra de Bakhtin. Não objetivo fazer uma análise de corpus, mas uma trilha teórica para clarear discussões fundamentais aos estudiosos do dialogismo bakhtiniano.  

 

Biografia do Autor

Lucas Nascimento Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor Assistente de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). Coordenador da área de Linguística da UEFS. Doutor em Língua e Cultura (PPGLinC/UFBA) e Mestre em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB).

Downloads

Publicado

22-04-2021

Como Citar

Nascimento, L. N. (2021). DA FILOSOFIA AO DISCURSO: MIKHAIL BAKHTIN. Revista Interfaces, 12(01), 69–82. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6503

Edição

Seção

Artigos