CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS NAS FRONTEIRAS BRASIL/ARGENTINA E BRASIL/PARAGUAI: CAMINHOS E ENCONTROS

Autores

Palavras-chave:

Crenças e atitudes linguísticas, Fronteira, Línguas em contato.

Resumo

Neste artigo pretendemos discutir a teoria e a metodologia da pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Letras, sobre crenças e atitudes linguísticas. O objetivo principal da pesquisa é analisar as crenças e atitudes linguísticas de moradores das fronteiras Brasil/Argentina sobre o espanhol, a partir dos dados coletados em Santo Antônio do Sudoeste-BR, Capanema-BR, e da fronteira Brasil/Paraguai, na cidade de Guaíra-BR. As entrevistas que compõem o corpus da pesquisa foram realizadas no Projeto Crenças e Atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato (SELLA; AGUILERA, 2009). Para nortear o estudo, utilizamos o escopo teórico da Sociolinguística (LABOV, 1976), das Crenças e Atitudes Linguísticas (LAMBERT, 1967; AGUILERA, 2008).

Biografia do Autor

Angélica Margaret Barbosa Cortez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Realeza.

Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional - Faculdade Iguaçú. 

Mestranda em Letras, área de Sociolinguística, pela Universidade Estadual do oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Cascavel. 

Sanimar Busse

Graduação em Letras Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997).

Mestrado em Letras - Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004).

Doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste.

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Publicado

22-04-2021

Como Citar

Barbosa Cortez, A. M., & Busse, S. (2021). CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS NAS FRONTEIRAS BRASIL/ARGENTINA E BRASIL/PARAGUAI: CAMINHOS E ENCONTROS. Revista Interfaces, 12(01), 60–68. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6496

Edição

Seção

Artigos