O CALVINO CONTEMPORÂNEO DE IL VISCONTE DIMEZZATO

Autores

Palavras-chave:

Italo Calvino, contemporaneidade, ensaística, leveza, multiplicidade.

Resumo

Este texto apresenta um estudo sobre a obra de Italo Calvino, no qual analisamos o modo como as formulações conceituais desenvolvidas na ensaística do autor sobre literatura são esteticizadas em sua própria produção ficcional. Em especial, neste artigo, nos voltamos para a análise de Il visconte dimezzato, presente na trilogia I nostri antenati (1960). A obra de Calvino apresenta um diálogo instigante com ensaios de Giorgio Agamben, sobretudo, quando este reflete sobre o sentido de ser contemporâneo e, pela proximidade de pensamento entre estes dois autores, parte da análise de Il visconte dimezzato se fundamenta nas elaborações conceituais sobre a noção de contemporâneo em Giorgio Agamben. O texto encontra subsídios teóricos e analíticos no campo múltiplo da literatura e outras áreas do conhecimento e nas relações entre a literatura e filosofia do contemporâneo.

Biografia do Autor

Alessandra Camila Santi Guarda, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Letras Português-Italiano e suas respectivas literaturas pela Unioeste. Mestrado em Letras na área de Literatura Comparada sob a orientação da Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves.

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

Santi Guarda, A. C. (2020). O CALVINO CONTEMPORÂNEO DE IL VISCONTE DIMEZZATO. Revista Interfaces, 11(03), 77–91. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6490

Edição

Seção

Artigos