MULTILETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA FORMAÇÃO CONTINUADA À SALA DE AULA

Autores

  • Madalena Benazzi Meotti Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Professora da rede municipal de ensino de Toledo
  • Greice da Silva Castela Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Bolsista Fundação Araucária/SETI. https://orcid.org/0000-0002-9174-689X

Palavras-chave:

Multiletramentos, Ensino Fundamental, Programa Storyjumper.

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar se os multiletramentos, na formação continuada (FC) para professores de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podem contribuir para incorporação de novas possibilidades de ensino/aprendizagem nas aulas. Optamos por apresentar, neste recorte, o exemplo do programa Storyjumper para produção de e-book, o qual foi trabalhado na FC e, posteriormente, aplicado nas aulas por uma docente que participou desta formação. A geração dos dados ocorreu por meio de diário de campo, gravações em áudios e análise documental. A investigação insere-se no campo da Linguística Aplicada, sendo uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação. Os dados revelaram que o conhecimento do programa possibilitou a incorporação deste nas práticas pedagógicas e que o programa possibilitou a utilização de multiletramentos na produção textual.

Biografia do Autor

Madalena Benazzi Meotti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Professora da rede municipal de ensino de Toledo

Doutoranda em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora na Unioeste e na rede municipal de ensino de Toledo. mada0803@hotmail.com . http://lattes.cnpq.br/0271209792055564

Greice da Silva Castela, Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Bolsista Fundação Araucária/SETI.

Pós-doutoranda em Letras na UERJ. Bolsista Fundação Araucária/SETI. Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando nos Programas de Pós-graduação em Letras PPGL e PROFLETRAS. greicecastela@yahoo.com.br . http://lattes.cnpq.br/8222797033532931

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

Meotti, M. B., & Castela, G. da S. (2020). MULTILETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA FORMAÇÃO CONTINUADA À SALA DE AULA. Revista Interfaces, 11(03), 225–237. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6455

Edição

Seção

Artigos