O EFEITO DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS NA FALA PLANEJADA DE ALUNOS BRASILEIROS COM NÍVEL DE PROFICIÊNCIA AVANÇADO

Autores

  • André Luís Specht

Palavras-chave:

planejamento estratégico, oralidade, ensino de estratégias

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que investigou o efeito do ensino de estratégias na fala planejado de alunos brasileiros com nível de proficiência avançado. Para tanto, cinco alunos realizaram duas tarefas narrativas antes e depois de receberem sessões de ensino de estratégia. Os participantes também responderam a um questionário de pós-tarefa após a realização de cada tarefa. As produções orais foram analisadas utilizando medidas de complexidade, acurácia, fluência e adequação e depois comparadas estatisticamente para perceber se existiam diferenças significativas. As respostas dos questionários foram tabuladas e analisadas para fins de comparação. Os resultados apontam que o ensino de estratégia levou os alunos a produzirem falas mais adequadas, pois equipou os alunos com estratégias que os permitiu organizar suas falas.

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

Specht, A. L. (2020). O EFEITO DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS NA FALA PLANEJADA DE ALUNOS BRASILEIROS COM NÍVEL DE PROFICIÊNCIA AVANÇADO. Revista Interfaces, 11(03), 165–175. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6414

Edição

Seção

Artigos