UM OLHAR SOBRE CONCEPÇÕES TEÓRICAS PRESENTES NA BNCC, LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO FUNDAMENTAL: A LEITURA LITERÁRIA E OS NOVOS/MULTILETRAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Língua Portuguesa. Leitura Literária. Multiletramentos. Novos Letramentos.

Resumo

O artigo, de cunho documental, tem foco na questão da formação do leitor literário a partir das concepções teóricas norteadoras da Base Nacional Comum Curricular, Língua Portuguesa, ensino fundamental, anos finais. Traçamos um panorama do ensino de literatura atual nas escolas brasileiras à luz de referencial teórico que consiste das pesquisas de Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), Rouxel (2013; 2013a) e Rezende (2013; 2013a; 2018). Identificamos uma relação possível que se estabelece, por meio da BNCC, entre a formação de leitores literários e as abordagens dos Multi- (NEW LONDON GROUP, 2006 [2000/1996]) e Novos Letramentos (KNOBEL; LANKSHEAR, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008). Os resultados das análises sinalizam que o documento pode embasar, de forma pertinente, mudanças necessárias para a formação de leitores literários no contexto atual do país

Biografia do Autor

Rosane de Paiva Felício, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp

Doutoranda em Linguística Aplicada no Instituto de Linguística Aplicada (IEL) da Unicamp.

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Publicado

15-10-2020

Como Citar

Felício, R. de P. (2020). UM OLHAR SOBRE CONCEPÇÕES TEÓRICAS PRESENTES NA BNCC, LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO FUNDAMENTAL: A LEITURA LITERÁRIA E OS NOVOS/MULTILETRAMENTOS. Revista Interfaces, 11(03), 40–51. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6351

Edição

Seção

Artigos