LITERATURA, FILME E MACHADO DE ASSIS

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Filme, Machado de Assis.

Resumo

A produção de um filme baseado em uma obra literária célebre, geralmente  implica uma intenção parafrástica, direcionada à aproximação entre a palavra literária, a imagem visual e os sons que a representam.  Nesse ponto, mais do que questionar até que ponto o cinema materializa a palavra literária ou quais os limites e deslimites dos recursos cinematográficos na produção fílmica baseada em obras literárias, este artigo tenta apresentar algumas observações sobre  a  relação entre literatura e cinema, articuladas  a teorias que lhes servem de suporte. O exemplo que associará alguns pontos da obra escrita representada pelo texto cinematográfico é a obra de Machado de Assis. Como apoio teórico, este estudo tem como centro a obra de J. Dudley Andrew.

Biografia do Autor

Aurora Cardoso de Quadros, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora do Departamento de Comunicação e Letras da UNIMONTES. Doutora em TLLC - USP.

Rauer Ribeiro Rodrigues, UFMS

Doutor pela Universidade de Ciências e Letras de Araraquara; professor do Departamento de Letras da UFMS na área de Estudos Literários.

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

Quadros, A. C. de, & Rodrigues, R. R. (2020). LITERATURA, FILME E MACHADO DE ASSIS. Revista Interfaces, 11(03), 32–39. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6341

Edição

Seção

Artigos