UMA POÉTICA DAS VOZES SILENCIADAS: POLIFONIA E FRAGMENTAÇÃO EM “DOCUMENTÁRIO”, DE IVAN ÂNGELO

Autores

  • Silvia Niederauer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Ernani Hermes Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0002-0029-2627

Palavras-chave:

Ivan Ângelo, Literatura e História, Polifonia.

Resumo

A aproximação entre a narrativa literária e a História se estabelece, dentre outros pontos, entre as fronteiras discursivas que aproximam e, ao mesmo tempo, afastam esses dois discursos. Isto posto, objetivamos, nesse trabalho, analisar o conto “Documentário”, do livro A Festa(1976), escrito pelo ficcionista brasileiro Ivan Ângelo. A partir do eixo ficção e História, o intento é entender como a organização da linguagem – polifonia e fragmentação da forma – e o mote para a criação literária – a Ditadura Militar –resgatam vozes históricas e, assim, promovem uma leitura “a contrapelo” da História recente do Brasil. Ao mesclar a linguagem jornalística com a literária surge o tom polifônico e fragmentário da narrativa. Daí emerge uma poética que ressignifica as vozes silenciadas pela violência e pelo autoritarismo daquele período e que estariamcondenadas ao esquecimento se não fossem resgatadas pela narração. A fim de construirmos um dispositivo de análise para as questões supracitadas, revisitamos a concepção de Mikhail Bakhtin sobre polifonia e a teoria da narração de Walter Benjamin.

Biografia do Autor

Silvia Niederauer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS.

Ernani Hermes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa da Sec. Mun. de Educação e Cultura de Cerro Grande - RS. Vinculado ao grupo de pesquisa Literatura e História: diálogos interdisciplinares, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, campus de Frederico Westphalen.

Downloads

Publicado

24-06-2020

Como Citar

Niederauer, S., & Hermes, E. (2020). UMA POÉTICA DAS VOZES SILENCIADAS: POLIFONIA E FRAGMENTAÇÃO EM “DOCUMENTÁRIO”, DE IVAN ÂNGELO. Revista Interfaces, 11(02), 122–130. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6280

Edição

Seção

Artigos