A IMPLEMENTAÇÃO DO GESTO DE REGULAÇÃO E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA
Palavras-chave:
Gesto didático de regulação. Gênero textual. Ensino de Leitura.Resumo
O artigo discorre sobre o papel do gesto didático de regulação, no desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo deste trabalho é descrever situações em que o gesto didático de regulação foi realizado e analisar seus possíveis efeitos na aprendizagem dos alunos durante o uso de sequências didáticas de leitura, baseadas em estratégias de leitura e gênero textual. Como metodologia, foram usadas as pesquisas qualitativa e documental, porque se buscou compreender em que momento três estagiárias realizaram o gesto de regulação e em função do quê, por meio da análise de notas de campo e sequências didáticas. Em termos de referencial teórico, o trabalho apoiou-se nos estudos sobre leitura e gestos didáticos. Após o tratamento e a análise de dados, percebeu-se que o gesto de regulação, quando implementado, ajudou a sanar as dificuldades que os alunos apresentaram, como entender os comandos das questões e o vocabulário usado nos textos.Downloads
Publicado
15-10-2020
Como Citar
Oliveira, M. A. A. de, & Leite, A. P. P. (2020). A IMPLEMENTAÇÃO DO GESTO DE REGULAÇÃO E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA. Revista Interfaces, 11(03), 12–31. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6279
Edição
Seção
Artigos