REGIME MILITAR: MODOS DE CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS E DE INTERDIÇÃO DOS SENTIDOS

Authors

Keywords:

Regime Militar. Manifestação. Rua. Cidade.

Abstract

No período de 1964 a 1985, no Brasil, o governo conduziu a nação sob a égide do Regime Militar. Essa época ficou marcada na história do país por distintas práticas, atos institucionais como: a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais e ausência da democracia. De outro lado, os movimentos sociais tomam as ruas, com vista à democracia e fim ao autoritarismo. Neste trabalho é pela linguagem, à luz da teoria da Análise de Discurso, que buscamos compreender pelo discurso, a cidade como espaço do discurso, das manifestações do político, em prol da democracia. O corpus é constituído por textos verbal e de imagens (cartazes e faixas) veiculados em movimentos de rua.

Author Biographies

Genilson Barbosa do Carmo, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). E-mail: genilsonbarbosa@gmail.com. Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8761433463869813.

Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós-doutora em Linguística pela UFMG; Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGL-UNEMAT. E-mail: analuizart@unemat.br. Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3418015326458059.

Published

15-10-2020

How to Cite

do Carmo, G. B., & da Motta, A. L. A. R. (2020). REGIME MILITAR: MODOS DE CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS E DE INTERDIÇÃO DOS SENTIDOS. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 11(03), 238–247. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6276

Issue

Section

Artigos